Coorporação Musical do Devaldo Borges é tricampeã em campeonato estadual de bandas e fanfarras

0
198

 

As conquistas aconteceram no último fim de semana, 9º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Pernambuco, realizado em Recife

 

Foto: Anderson Souza/SECOM

 

Mais Agreste, com SECOM

A Coorporação Musical da Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges foi destaque no 9º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Pernambuco, realizado em Recife, no último final de semana. Na ocasião, o instituto de ensino gravataense conquistou a primeira colocação nas categorias Melhor Guarda Bandeira Melhor Corpo Coreográfico, além da um 4º lugar como melhor banda. A disputa acirrada contou com a participação de 30 corporações de todo o estado.

O maestro Edson Bezerra, que está à frente da banda há mais de trinta anos, destacou o trabalho constante como principal ferramenta para conseguir bons resultados. “É uma corporação que já é consagrada em nossa terra, temos importantes títulos e dedicação para conquistar muito mais. Ensaiamos de janeiro à dezembro e contamos com o apoio de muita gente para realizar um bom trabalho. Agradeço de coração a todos que nos ajudam, em especial, ao diretor da escola Nadjaelson Coelho e ao prefeito Joaquim Neto, que não medem esforços para nos ajudar”, destacou.

A Professora de dança Fyamma Bezerra, responsável pelo corpo coreográfico da banda, agradeceu a dedicação de todos e a conquista do título pela terceira vez. “Sou coreógrafa e professora e é um trabalho exaustivo, porém prazeroso demais. Ao estar à frente, sinto que carrego um pouco de cada componente e dou o meu melhor. A cada título, é uma emoção enorme, é a sensação de dever cumprido”, disse.

Alceu Valença é homenageado pela Corporação Musical do Devaldo Borges

O cantor Alceu Valença foi o grande homenageado da canda, que reuniu elementos da cultura popular pernambucana e introduziu na apresentação os ritmos do frevo, xaxado, afoxé, forró e maracatu.

Histórico

Formada há 55 anos, a banda já conquistou importantes títulos, sendo tricampeã pernambucana, tricampeã norte e nordeste e tetracampeã pela Rede Globo, como melhor banda e melhor baliza.

Atualmente o grupo é formado por 70 integrantes, composto pelos próprios alunos e ex-alunos de escolas municipais e estaduais. O ensaio da banda é realizado no pátio da Escola Devaldo Borges, como também nas ruas da cidade.

Formação de novos músicos

A direção da Escola Devaldo Borges lembra aos interessados que são oferecidas aulas gratuitas de música, aos sábados, das 14h às 17h, na própria instituição de ensino. Os alunos que se destacam mais, são escalados para compor a Corporação Musical e representar o município em campeonatos e apresentações artísticas.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui