CARNAVAL 2018: Em Gravatá, eventos devem solicitar policiamento e autorização até 20 de dezembro

0
129

Os realizadores devem solicitar autorização da Prefeitura e, em seguida, apresentá-lo à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros

 

Foto: Anderson Souza/SECOM

 

Mais Agreste, com SECOM

A cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, já está nos preparativos para a realização do Carnaval 2018 . Para tanto, nesta terça (5), foi realizada uma reunião entre os órgãos de segurança pública (Polícia Militar e Bombeiros), os organizadores de blocos e troças e a Prefeitura Municipal, para organizar detalhes acerca da programação.

De acordo com a Secretaria de Turismo, os eventos devem ser confirmados até o dia 20 de dezembro, para que haja um planejamento quanto à estrutura e segurança. Para tanto, os realizadores devem solicitar uma autorização, junto à Prefeitura. Após obter o aval do Poder Executivo, deverá apresentá-lo à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, a fim de que seja preenchido um formulário com detalhes sobre a estrutura e a organização do evento.

Para usar trios elétricos, camarotes e palcos, os responsáveis pelas festividades deverão entrar com pedidos e solicitar vistorias para regularizar as estruturas mencionadas. Segundo as normas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o pedido de Segurança Pública deverá conter o percurso de desfile, local e quantidade de público previsto, horário de início e término e a quantidade de palcos, de trios elétricos e de carros de apoio. O uso de paredões é proibido.

Também é necessário apresentar cópias da carteira de identidade, do comprovante do CPF, endereço e dos contatos dos responsáveis pelo evento. Os organizadores deverão, ainda, apresentar, até 8 dias antes da realização do evento, a autorização da Prefeitura de Gravatá. Quem não cumprir com o que foi acordado, será multado.

“A gente vê que há mais planejamento, que há um alinhamento entre os órgãos de segurança, a Prefeitura e nós que fazemos as festas, isso dá mais tranquilidade para todos. Tirei muitas dúvidas que, com certeza, irão contribuir com a prevenção de acidentes nas festas. O povo que for brincar o carnaval, poderá se sentir mais seguro”, disse o organizador do Bloco Baby’s Folia, Dilsinho.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Através da portaria 5772, de 22 de novembro de 2017, o efetivo da Polícia Militar e dos Bombeiros será lançado em dois turnos de trabalho. Nos dias oficiais de folia, por exemplo, serão das 10h às 18h e das 18h às 2h. No período de pré-carnaval, que acontece entre de 6 à 9 de fevereiro, e pós-carnaval, de 14 de fevereiro à 4 de março, haverá policiamento das 10h às 17h e das 17 às 00h.

Atualmente o efetivo da Polícia Militar de Gravatá conta com 110 homens. A medida irá proporcionar um melhor planejamento na escala e, se necessário, haverá mais tempo para que haja uma solicitação de reforço policial, atendendo melhor as necessidades do município.

 

Locais para entrega dos pedidos

Os pedidos devem ser entregues nos seguintes locais:

  • Batalhão da Polícia Militar – Rua 4 de Outubro, nº 536, bairro do Jucá.
    Horário de Funcionamento – 7h às 13h
    Telefone – (81) 3533-7098
  • Corpo de Bombeiros – Rua XV de Novembro, S/N, bairro Santo Antônio.
    Horário de Funcionamento – 8h às12h
    Telefone – (81) 3533-7700 / 3533-9824
  • Secretaria de Turismo – Rua Rui Barbosa, nº 520, 2 andar, Centro da Cidade.
    Horário de Funcionamento – 7h às 13h
    Telefone: (81) 3563-9047

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui