Gravatá obtém quarta colocação em ranking de municípios mais transparentes de Pernambuco

0
472

 

Numa comparação feita em 2015, o município avançou 73 posições

 

Foto: Eliese Henrique

 

Mais Agreste, com SECOM

Na tarde desta quinta (7), Gravatá obteve um destaque positivo num índice divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. De acordo com o TCE, a cidade do Agreste pernambucano apresentou o quarto melhor do índice de transparência no Governo Municipal.

Para tanto, foram analisados 184 municípios pernambucanos. Numa comparação realizada com anos anteriores, Gravatá conseguiu melhorar o próprio resultado em comparação aos anos anteriores, aparecendo, em 2016, na 10º lugar, e, em 2015, na 77º.

A avaliação dos portais da transparência das prefeituras do Estado tomou por base as exigências contidas na Lei Complementar nº 101/2000; na Lei de Responsabilidade Fiscal; na Lei Complementar nº 131/2009, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira; no Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009; e na Lei nº 12.527/2011 (LAI), que regulamenta o acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

Os critérios de avaliação foram organizados nos grupos Conteúdo, no que diz respeito aos aspectos da divulgação de dados de interesse geral, por iniciativa do próprio setor público (transparência ativa), e Requisitos Tecnológicos, através da avaliação dos aspectos do sistema (software aplicativo), que implementa a disponibilização dos dados públicos aos cidadãos, a exemplo de cadastramento e senha de acesso, facilidade de uso, acessibilidade, dados abertos, dentre outros.

“Apesar da situação difícil que encontramos Gravatá no início do mandato, a competência e trabalho árduo fez com que obtivéssemos esse resultado. Temos o compromisso com o povo e queremos, cada vez mais, fazer um governo onde a população saiba onde é investido cada centavo. Parabenizo toda a equipe de secretários e servidores que está empenhada e dando o melhor de si. Nossa meta é melhorar e ser o município mais transparente do estado”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

Para conferir o ranking completo, clique aqui.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui