TURISMO: Em Gravatá, Museu de Cinema de Animação recebe grupo da terceira idade

0
188

 

No total, 45 pessoas foram recepcionadas por Lula Gonzaga, o pioneiro do cinema de animação pernambucano, e pela esposa Silvana Delácio

 

Foto: Divulgação / MUCA

 

Mais Agreste, com SECOM Gravatá

 

Desde o ano passado, a cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, ganhou um importante polo cultural e turístico – o Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga (MUCA). Nesta terça (7), o espaço recebeu a visita do grupo de idosos Olinda Maturidade. No total, 45 pessoas foram recepcionadas por Lula Gonzaga, o pioneiro do cinema de animação pernambucano, e pela esposa Silvana Delácio.

Na ocasião, o curador do MUCA, Lucas Alves, apresentou o museu aos presentes, mostrando cada elemento e sua função, entre objetos óticos do período pré-cinema, passando pelas técnicas de animação e um pequeno acervo de filmes de animação.

A coordenadora do grupo, Tereza Castro, ficou encantada com a riqueza de detalhes e a história viva da animação, sendo preservada em Gravatá. “Sinceramente, não imaginava o que iria encontrar. Com certeza, uma nova opção rica em Cultura e entretenimento”, enfatizou.

Antes do encerramento, o grupo conferiu a reprodução de filmes de Animação de Lula Gonzaga, além de vários relatos de um trabalho desenvolvido por jovens, com oficinas em curso de desenho animado na técnica 2D.

O encerramento aconteceu na casa de Lula Gonzaga e Silvana Delácio, com um almoço para os presentes e apresentação musical de Alberes Show.

Conhecendo o MUCA

O MUCA também está aberto para visitas de grupos escolares e escolas das redes pública ou privada de ensino. Para tanto, é necessário fazer um agendamento através do telefone e também WhatsApp (81) 99824-6468.

Oficinas no MUCA

O espaço também é ponto de cultura, dedicado à formação técnica e com previsão para ser realizada semestralmente. As primeiras oficinas aconteceram no mês de abril deste ano.

Primeira animação do cinema pernambucano

Considerado patrimônio vivo da cultura pernambucana, Lula Gonzaga é responsável pela criação da mais antiga animação existente da filmografia pernambucana, o curta-metragem “Vendo/Ouvindo” (Super8, 1972).

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui