Sistema de triagem é implantado no Hospital Municipal de Gravatá para melhorar atendimento

0
275

 

Através do Sistema de Classificação de Risco, o HMDPVP vai passar a identificar e atender mais rapidamente pacientes considerados mais graves

 

Foto: Anderson Souza / SECOM

 

Mais Agreste, com SECOM

 

A partir do mês de setembro, o Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa (HMDPVP) vai passar a identificar e atender mais rapidamente pacientes considerados mais graves, afirma a Secretaria de Saúde de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O município vai colocar em prática o chamado Sistema de Classificação de Risco.

Após o cadastro na recepção, o paciente será direcionado para a sala de triagem. Neste local, um enfermeiro fará uma pré-avaliação da principal queixa dele, que definirá o grau de prioridade para o atendimento médico, sem que ele corra riscos de agravamento do quadro de saúde apresentado.

“Nosso intuito é diminuir o tempo de espera dos procedimentos de urgência e emergência do hospital. Com o processo de classificação, vamos conseguir fazer o trabalho com mais eficácia”, declarou a diretora do hospital, Dra. Érika Ximenes.

Funcionamento da triagem de risco

Primeiro, o paciente recebe uma ficha de acordo com o grau de gravidade apresentado. Para cada grau de gravidade, uma ficha, de cores diferentes, deverá ser preenchida. Veja para que serve cada ficha, conforme orientação do Ministério da Saúde:

VERMELHO: usada para emergências. Neste caso, o paciente será atendido imediatamente na sala de Emergência, onde receberá os cuidados médicos e de enfermagem de forma imediata.
AMARELO: utilizada para urgências. O paciente será atendido como prioridade no consultório, na sala de procedimentos ou no leito da sala de repouso.
VERDE: sem risco de morte imediato. Os pacientes serão atendido depois de todos os pacientes classificados em casos de urgências e emergências.
AZUL: será utilizada para quadros crônicos, sem sofrimento agudo. São casos que podem ser atendidos e solucionados nas unidades básicas de saúde.

Solicitação de usuários

A instalação deste sistema foi solicitada pelos usuários, através da caixinha de sugestões, instalada na recepção do HMDPVP.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui