Cinco toneladas e 560 quilos de pasta base de cocaína são apreendidas em três estados do Nordeste

0
62

 

A operação resultou na prisão de três pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas

 

Foto: Divulgação/Polícia Federal

 

Mais Agreste, com JC Online

 

Cinco toneladas e 560 quilos de pasta de cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal durante uma operação realizada em três estados nordestinos – Juazeiro (BA), Petrolina (PE) Pernambuco e em Natal (RN). A ação, que foi coordenada ainda pela Polícia Militar na última sexta (23) e sábado (24), resultou na prisão de três pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas. A droga estava escondida em uma carga de tonéis, transportada de São Paulo, afirma a PF.

A carreta suspeita de realizar o transporte do entorpecendo, uma uma Scania, branca, com placas NHM1636, de Maceió, foi abordada durante uma barreira policial na BR-407, nesta sexta. O veículo era guiado por Weberson Silva Santana. Durante a operação, os policiais apreenderam ainda um caminhão que estaria sendo usado como batedor, um Ford baú, prata, placa MIF-6976, de Itajaí (SC), conduzido por Alef Santos Andrade e José Cristiano de Oliveira.

Ao ser feita uma busca minuciosa no interior dos dois veículos onde foram encontrados 14 (quatorze) tonéis que continha em seu interior uma tonelada e 496 seis quilos de pasta base de cocaína. Considerada a maior apreensão deste tipo de droga já realizada na Bahia. Todos os três suspeitos foram presos em flagrante e vão responder pelos crimes de tráfico drogas e associação para o tráfico, de acordo com os artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão. Segundo a PF, dois desses motoristas são residentes na cidade de Caruaru, agreste pernambucano.

Em prosseguimento dessa ação, foram realizadas diligências e localizados, na manhã do último sávado (24), em dois depósitos onde a quadrilha armazenava drogas para distribuição e também, possivelmente, para exportação. Um dos depósitos ficava na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e o outro em Natal, no Rio Grande do Norte. Nos dois locais, foram apreendidos mais pasta base de cocaína.

Em Petrolina, os policiais federais de Juazeiro da Bahia em operação conjunta com Policiais Militares se deslocaram ao bairro Jardim Amazonas e num galpão situado próximo à avenida Transnordestina, nº 460, fizeram buscas, onde foram encontrados mais duas toneladas e 660 quilos do entorpecente. A cocaína estava escondida em uma parede falsa, que teve de ser quebrada para a retirada da droga. Após realizarem o trabalho de quebrar a estrutura da parede e conseguirem recolher toda a droga, tudo foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Juazeiro-BA. Os policiais não encontraram ninguém no local. Além da droga, também foram apreendidos um caminhão Baú Ford de cor branca e placas FCB-5397 e uma empilhadeira. Segundo a PF, essa também foi a maior apreensão deste tipo de droga já realizada em Petrolina.

Já em Natal, no Rio Grande do Norte, os policiais descobriram um galpão localizado no bairro de Cajupiranga, município de Parnamirim, onde encontraram após buscas com a utilização de cães farejadores, uma tonelada e 390 quilos de pasta base de cocaína. A droga estava escondida no subterrâneo de um galpão, que precisou ser escavado e as placas de concretos retiradas para ter acesso ao local onde a droga se encontrava. Todo material foi levado para a sede da PF em Natal. Ninguém foi encontrado no local. Essa também foi a maior apreensão deste tipo de droga já realizada em Natal. Agora, as investigações seguem para identificar outras pessoas envolvidas no crime, tanto no ponto de origem quanto no de destino.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui