Pernambucano conquista 1º lugar em etapa nacional do Prêmio Professores do Brasil

0
172

Isaías da Silva ensina na Escola Multisseriada Santa Terezinha do Menino Jesus, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte do estado

Isaías da Silva recebendo a premiação, no Rio de Janeiro, no último dia 30 de novembro. (Foto: Divulgação)

Igor da Nóbrega

No último dia 30 de novembro, a educação do município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi contemplada com uma importante conquista O professor Isaías da Silva venceu a 11ª etapa nacional do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º Ano. O evento aconteceu no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o docente pernambucano escreveu o projeto Cadê os indígenas nos livros didáticos? Têm indígenas em Pernambuco? nas etapas estadual, regional e nacional, juntamente com os alunos da Escola Multisseriada Santa Terezinha do Menino Jesus, em Vitória de Santo Antão, no qual ele dá aulas atualmente.

“A premiação me possibilitou acreditar no poder transformador da educação, conduzida pelo afeto. Enquanto docente, este reconhecimento é a certeza que somos eternos aprendizes, produtores de conhecimento e que muitas exitosas práticas pedagógicas docentes-discentes estão sendo materializadas nas escolas multisseriadas do Campo. Assim, sigo afirmando que estamos construindo uma educação de qualidade referenciada nos sujeitos e que a educação do campo é direito, e não esmola”, afirmou Isaías.

Natural da cidade de Camocim de São Félix, no Agreste do estado, o professor lembra que o resultado contribui ainda para a afirmação política e identitária enquanto profissional da educação. “Como professores-pesquisadores, temos que acreditar sempre no potencial dos nossos alunos e alunas”, encerrou.

Clique aqui e confira a lista com os nomes de todos os vencedores.

Sobre o Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com instituições de ensino de todo país. O evento tem como objetivo valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos docentes, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; e estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular.

O prêmio categoriza as premiações nos níveis Educação Infantil: Creche; Educação Infantil: Pré-escola; Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos; Ensino Fundamental: Anos Iniciais 4º e 5º anos; Ensino Fundamental: 6° ao 9° ano; e Ensino Médio.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui