Em Gravatá, curso de Libras para Agentes Comunitários de Saúde é iniciado

0
683

A ação pretende facilitar a comunicação dos ACS com os deficientes auditivos nos atendimentos domiciliares

Foto: Bruna Oliveira / SECOM Gravatá

Mais Agreste, com SECOM

Na tarde desta quarta (23), a primeira turma dos Agentes Comunitários de Saúde – (ACS) de Gravatá iniciou a capacitação do curso de Libras. Pioneiro em todo o estado, o município do Agreste pernambucano pretende facilitar a comunicação dos profissionais envolvidos com os deficientes auditivos, nos atendimentos domiciliares, além de proporcionar a inclusão social.

A presidente da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (AMACS), Tatiane Fradique, conta que ficou surpreendida com o número de inscritos ao anunciar o curso. “A comunicação entre os agentes e a comunidade surda era bem difícil e, nós, somos os profissionais responsáveis pelo contato frequente nas residências. Precisamos dialogar e saber o que o paciente precisa. Já montamos uma segunda turma e, pelo número de cadastro reserva, teremos que capacitar mais turmas de profissionais da saúde”, explicou.

Por sua vez, a Secretária de Saúde, Fernanda Santana, destaca os benefícios dos agentes que conseguirem uma boa comunicação com todos. Trabalhamos para proporcionar um serviço público de saúde melhor, a cada dia, e ele precisa ser acessível para todos. Com este curso, estamos preparando nossos agentes para que possam realizar um atendimento com mais eficiência à comunidade surda”, disse.

Em 2018, o curso básico de Libras foi realizado por pais, parentes e amigos próximos de alunos surdos, como também por professores e profissionais que trabalham na educação. “Tivemos esta iniciativa e o resultado foi ótimo. Criamos um ambiente escolar mais acolhedor e fortalecemos a comunicação no vínculo familiar. Agora estamos dando mais um importante passo com a capacitação dos agentes de Saúde”, afirmou a secretária de Educação, Iris Dias.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, através das Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Núcleo de Atendimento e Educação Especializada (NAEE).

Sobre as aulas

As aulas estão sendo realizadas no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 15h. A capacitação será ministrada pelo professor José Roberto de Lima, que já preparou diversos alunos durante os anos de 2017 e 2018.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui