Coletiva de Imprensa faz balanço sobre início de ano letivo; prefeito destaca investimentos na educação

0
417
Foto: Ricardo Labastier / SECOM

Entrega de novos fardamentos e recuperação da frota escolar foram alguns dos investimentos anunciados durante o encontro

Mais Agreste, com SECOM

O prefeito Joaquim Neto e a secretária de Educação, Iris Dias, realizaram, na manhã desta terça (12), um balanço sobre o início do ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa contou com uma coletiva de imprensa, que reuniu blogueiros e jornalistas locais.

A coletiva esclareceu dúvidas dos comunicadores presentes, como também atendeu pedidos feitos ao vivo pela população, através de transmissões realizadas via Facebook e Instagram. A ocasião ainda marcou o anúncio de novos investimentos na educação.

Dentre os assuntos discutidos, Iris Dias destacou as entregas dos novos fardamentos aos alunos das zonas urbana e rural, além dos utensílios e mobiliário de cozinha para algumas instituições da cidade. “As entregas estão sendo realizadas aos poucos, porque fazemos questão de ir pessoalmente para conversarmos com as famílias, que precisam estar integradas no ambiente escolar. A educação da criança se faz dentro e fora da escola e a parceria com os pais é fundamental no processo de aprendizagem,” disse.

Por sua vez, uma internauta solicitou o serviço de transporte escolar
para os estudantes que moram na Volta do Rio, no período da noite. O pedido foi prontamente atendido.

O prefeito e a secretária também esclareceram o boato que houve no início da semana, envolvendo a falta de merenda escolar e uma suposta greve de professores. Segundo a secretária, as unidades escolares estão funcionando perfeitamente com equipe pedagógica, professores e a merenda sendo servida, através de cardápio montado por nutricionistas.

O momento contou com a presença dos profissionais responsáveis pelos blogs De Olho em Gravatá, Gravatá Hoje e Valéria e Você, além do site jornalístico Mais Agreste.

Cronograma de visitação às escolas

Iniciada no último dia 4 de fevereiro, o início das aulas em algumas escolas contou com a visita realizada pelo prefeito e pela secretária de educação. O cronograma de visitação segue nesta quarta (13), na Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, no bairro Maria Auxiliadora; na Escola Maria Francisca da Silva, no sítio Casa Nova; e na Escola Rainha do Céu, no sítio Ipecacuanha – distrito de Mandacaru.

Crescimento de alunos surdos e profissionais de Libras

Outros temas importantes também foram debatidos no encontro, a exemplo do crescimento no número de alunos surdos e a consequente contratação de mais intérpretes de Libras. Joaquim Neto frisou ainda que a Secretaria de Saúde irá realizar exames e prestar os atendimentos necessários aos alunos portadores de diabetes e problemas oftalmológicos.

Recuperação da frota escolar

Além da revitalização das estradas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural recuperou também a frota escolar. Desde o início do ano letivo, os ônibus estão equipados com monitores.

Mais investimentos na educação

O processo licitatório para a entrega de kits escolares está em fase final. Segundo o prefeito, os estudantes receberão ainda os materiais necessários para o ano letivo. “Este será o ano de transformação na educação de nossa cidade. Apesar de o país estar em crise, estamos nos esforçando para que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Não podemos sentar e esperar a mudança acontecer, precisamos trabalhar arduamente e acreditar no potencial de Gravatá,” afirmou Joaquim Neto.

Até 2020, o município irá construir novas creches, escolas e quadras poliesportivas. Para tanto, estão sendo destinados cerca de 20 milhões de reais.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui