GRAVATÁ: Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do II e III quadrimestres de 2018

0
140

Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores, nesta segunda (8)

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá apresentou, na manha desta segunda (8), os investimentos financeiros realizados pela pasta no II e III quadrimestres de 2018. A audiência pública, que contou com a presença da população, foi realizada na Câmara Municipal dos Vereadores.

Na ocasião, o encontro reuniu o vice-prefeito, Danilo Melo, o presidente da Câmara dos Vereadores, Leo do Ar, a secretária de Saúde, Fernanda Santana, o secretário de Planejamento, Joidies Pereira, e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Marluce Gonçalves.

“A audiência pública é uma prestação de contas para toda a população. Ela serve para mostrar aquilo que foi gasto, utilizado, o que foi investido, comprado e as contratações também. Respondi a todas as perguntas que foram feitas sobre o que foi apresentado nessa audiência. É importante ter a participação do povo nesse processo, pois são o povo e os vereadores que devem fiscalizar as ações da prefeitura, inclusive, com relação aos seus gastos e investimentos,” destacou Fernanda Santana.

O vice-prefeito afirma que a audiência é de extrema importância para esclarecer os resultados da gestão pública. “Aqui esclarecemos todos os dados, serviços e avanços que o município tem alcançado. Hoje, foi a vez de apresentarmos o que foi feito na área da saúde. É muito gratificante poder ver que a gestão tem contribuído para a construção de um governo que cumpre o princípio da transparência, pois é pelo povo e para o povo que toda a equipe da prefeitura trabalha,” enfatizou Danilo Melo.

Durante a audiência, que foi aberta ao público, a apresentação dos resultados destacou os investimentos em ações, a exemplo do Outubro Rosa; da construção da nova Unidade de Saúde da Família Nielson Lucivânio, no bairro da Boa Vista; da aquisição de novas ambulâncias; além do fortalecimento do controle social, da saúde do idoso, da capacitação dos conselheiros municipais de saúde e da aquisição do novo aparelho de raio-X digital do Hospital Paulo Veiga Pessoa.

“Todos os dados, que foram apresentados, passaram primeiro pelo conselho. Temos uma equipe que executa a prestação de contas e o conselho é todo subdividido. Cada um cuida de uma área. Então, o que vimos hoje aqui foi visto e conferido por nós,” explicou Marluce Gonçalves.

Além disso, foram revelados ainda os números relacionados à capacitação dos agentes comunitários de saúde, da atenção especializada e ações da vigilância ambiental, vigilância em saúde, Atenção Básica e dos profissionais dos postos de saúde do município, incluindo, palestras e projetos pilotos realizados pelas equipes de saúde, divulgados e realizados ao longo do ano.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui