GRAVATÁ: Parque da Cidade sofre com vandalismo e mudas de árvores são queimadas

0
223

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente havia realizado, na semana passada, o replantio de 130 mudas de árvores no local

Foto: SECOM

Mais Agreste, com SECOM

A Secretaria de Meio Ambiente do município de Gravatá, no agreste de Pernambuco, realizou, na semana passada, o replantio de 130 mudas de árvores no Parque da Cidade. Porém, o que era para ser um motivo de comemoração para a população, acabou sendo um motivo de preocupação, devido aos atos de vandalismo que têm acontecido no espaço.

“Nos deparamos com mais um crime ambiental. Árvores com cerca de 2 metros de altura, que estavam plantadas na parte externa do parque, foram completamente queimadas. É algo lamentável que está acontecendo, porque além do prejuízo causado aos cofres públicos, isso também causa danos à comunidade, que deixa de contar com um espaço mais verde. Para tentar sanar os danos, estamos, mais uma vez, realizando o plantio de mais árvores, para compensar a falta das que já foram, infelizmente, destruídas,” afirmou o coordenador do local, João Nagib.

O secretário de Meio Ambiente, Aarão Netto, lamentou a atitude e destacou que a iniciativa de arborização vai além da estética, já que a ação visa ainda oferecer sombra e amenização do clima na cidade. “Todos almejam ter um ambiente arborizado, bem cuidado e limpo, mas, lamentavelmente, alguns insistem em destruir o que estamos tentando fazer. A manutenção do parque só será possível se a população ajudar a cuidar do espaço que é de todos,” explicou.

De 2017 até maio de 2019, cerca de 3 mil mudas já foram plantadas no local, mas poucas sobreviveram devido às depredações, que têm sido recorrentes. Por outro lado, descarte de lixo irregular, quebra de lâmpadas e mau uso dos banheiros também têm causado transtornos.

O secretário pede ainda que a população fiscalize os novos atos de vandalismo. As denúncias podem ser realizadas através do telefone 3563. 9010 ou na própria sede do espaço, localizada na Rua Joaquim Souto, S/N, Nossa Srª das Graças, nas dependências do Parque da Cidade.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui