Recorde de público e ocorrências policiais abaixo da média marcam São João 2019 de Gravatá

0
172

Os dados do evento foram divulgados pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, pelo Corpo de Bombeiros e SAMU e pela Guarda Municipal

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

Na manhã desta quinta (27), o prefeito Joaquim Neto realizou um balanço sobre o São João 2019 de Gravatá, no Agreste do estado. Segundo dados divulgados pelas Polícias Militar (PM), Civil e Rodoviária Federal (PRF), pelo Corpo de Bombeiros e SAMU e pela Guarda Municipal, o número de ocorrências foi o menor dos últimos anos. A reunião, que aconteceu no gabinete municipal, contou com a participação da imprensa local.

“Acompanhei tudo de perto e posso fazer um balanço positivo sobre nosso São João, todos os serviços funcionaram muito bem, foi uma festa muito segura e que toda a família brincou com tranquilidade. O comerciante teve um retorno muito bom, a movimentação estava grande na cidade, de um jeito que eu nunca vi, e todos conseguiram aumentar as vendas. Estou muito feliz com tudo o que conseguimos realizar, é a prova que trabalho duro faz milagres” disse o prefeito.

O encontro contou ainda com a presença do Centro de Dirigentes dos Logistas de Gravatá (CDL), da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá (ACIAG), da Via Ambiental, da Aliança e das Secretarias de Infraestrutura, Turismo, Meio Ambiente e Comunicação.

Os sites De Olho em Gravatá, Mais Agreste, Mais PE e Valéria e Você, que realizaram a cobertura das festas, marcaram presença no encontro.

Fluxo de veículos acima da média

O grande fluxo de carros entrando e saindo do município foi um dos grandes destaques da reunião. De acordo com a PRF, cerca de 55 mil veículos transitaram por dia no período de 19 a 21 de junho. “Foi um número muito elevado, mas que, com o apoio dos órgãos de segurança como o Detran, Guarda Municipal, Polícia Militar e outros parceiros, conseguimos controlar e fazer o trânsito fluir. Esta integração tem sido fundamental para nosso trabalho, é de fato o grande diferencial”, destacou o chefe da delegacia metropolitana do Recife, Augusto Lisias.

Segurança e índices de violências mínimos

A segurança dos eventos tem se tornado marca registrada em Gravatá. Apesar do pátio de eventos estar lotado e registrar mais de 70 mil pessoas em uma única noite, os índices de violência são quase zero. “Chega a impressionar quando enviamos os dados para a Central. É realmente um público diferenciado, que vem aproveitar as festas de Gravatá e o trabalho preventivo e o planejamento coletivo tem ajudado bastante. Foi cumprido rigorosamente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e isso nos ajuda bastante porque podemos seguir conforme o que foi acordado”, falou o Ten. Alexandre, chefe da divisão de operações.

Saúde

A saúde também realizou um balanço sobre o serviço prestado. Durante todos os dias de festa, foram entregues preservativos e materiais informativos. O SAMU realizou 55 ocorrências reguladas e 18 ocorrências na unidade intermediária, que ficou instalada no Pátio de Eventos.

Limpeza Urbana

A Secretaria de Infraestrutura ressaltou o serviço intensificado da limpeza urbana. Mensalmente, são arrecadados em torno de 2,3 toneladas de lixo doméstico em Gravatá, mas, somente na semana de São João, foi recolhido mais de 50% deste volume.

São João segue com a programação

A programação oficial continua pelos bairros e distritos, com o São João Comunitário. O encerramento acontece nesta sexta (28), com a apresentação na Rua São Miguel e a grande final da Maratona do Forró, realizada no Polo da Sanfona, no Centro da Cidade.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui