GRAVATÁ: Secretaria de Educação inaugura 13ª sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

0
70

A atual gestão já inaugurou 13 salas de recursos multifuncionais em toda a rede municipal de Gravatá

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

Na manhã desta quarta (10), a Secretaria Municipal de Educação de Gravatá, no Agreste do estado, inaugurou mais uma sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desta vez, a Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, localizada no bairro Maria Auxiliadora, foi a contemplada com a iniciativa.

A inauguração foi aprovada por pais de alunos que se fizeram presentes, a exemplo de Maria José de Arruda, mãe de três alunos com autismo que estudam na referida instituição de ensino. “As crianças vão receber atendimentos na nova sala. Só quem vive essa realidade dentro de casa, é que sabe como é e quais são as dificuldades que a gente enfrenta a cada dia. Ter o apoio da prefeitura é algo fundamental e ver que há essa dedicação e, esse compromisso em nos ajudar a cuidar dos nossos filhos, é um sonho realizado. Estou tão feliz que nem sei como agradecer,” afirmou.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, o esforço do município em atender a demanda da chamada Educação Especial é uma obrigação do poder público. “Além da implantação de novas salas de recursos multifuncionais nas escolas da rede, estamos, também, reformando, adaptando e nos planejando para a construção de novas escolas para melhorar a qualidade de ensino, pensando sempre na questão da inclusão social. Cuidar das pessoas é nossa grande missão,” destacou.

A secretária de Educação, Iris Dias, comentou sobre a importância da instalação das novas salas na rede municipal de ensino. “Para ser completa e cumprir de fato o seu papel, a educação não pode se resumir a material didático e professor em sala de aula. Há muitos outros fatores que importam, como, por exemplo, entender que cada criança tem um tempo de aprendizagem diferente. As salas de AEE auxiliam nesse trabalho particular de acordo com as necessidades específicas do estudante com deficiência. Nesse mês de julho, ainda iremos inaugurar mais uma sala de recursos multifuncionais na escola do distrito de Russinhas, atendendo a mais uma demanda,” informou.

Além do prefeito e da secretária de Educação, o encontrou contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Luiz Ribamar, da secretária de Comunicação, Fernanda Pérez, da secretária Executiva de Infraestrutura, Ana Paula Remígio, do presidente da Câmara de Vereadores, Léo do Ar, estudantes, pais de crianças e funcionários da escola.

Sobre as salas de recursos multifuncionais

As salas de recursos multifuncionais pertencem ao programa do Atendimento Educacional Especializado (AEE), compondo a efetivação da Educação Especial no município. Através de uma equipe de profissionais especializados, como pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e intérpretes de libras, por exemplo, estudantes com deficiência, dificuldades de aprendizagem ou transtornos globais do desenvolvimento recebem atendimentos no horário do contraturno escolar nas salas contempladas, que também dispõem de instrumentos e aparelhagem técnica utilizados em atividades adaptadas para cada caso apresentado.

No total, já são 13 salas de recursos multifuncionais distribuídas em toda a rede municipal de Gravatá.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui