GRAVATÁ: Agricultores do Sítio Brejo Velho recebem serviços de aração nesta semana

0
104

A iniciativa visa levar mais agilidade e comodidade para os agricultores familiares de Gravatá

Foto: Ricardo Labastier/SECOM

Mais Agreste, com SECOM

Os agricultores do Sítio Brejo Velho, localizado na zona rural de Gravatá, município do Agreste pernambucano, estão sendo beneficiados com o serviço de aração do solo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que acontece até a próxima quinta (10), tem como principal objetivo deixar a terra pronta para a plantação de flores temperadas.

“Essa ação da prefeitura está sendo muito boa pra nós. Se pagarmos um trator pra fazer esse serviço, vai sair muito caro e, aqui, estamos ganhando o trabalho de graça. Isso é maravilhoso. O trator ara a terra e adianta um serviço que iria durar três meses sem a ajuda dele. Quando ele terminar o processo, é só eu colocar minha estufa. Essa é a primeira vez que a gente tem essa ajuda e estou muito feliz por isso”, disse Eugênio Carlos, floricultor da região.

O serviço tem sido disponibilizado para as comunidades rurais do município, desde o mês de agosto. A iniciativa visa levar mais agilidade e comodidade para os agricultores familiares de Gravatá, com o auxílio de um trator agrícola.

Para Edecarlos Miranda, outro agricultor do sítio, a rotina do trabalho de cultivo da terra tem mudado depois que a Secretaria de Desenvolvimento Rural passou a disponibilizar o serviço. “A vinda desse trator facilita muito o processo de cultivo. Sem ele, fazíamos o trabalho com inchada. Isso demorava e cansava muito. Estou muito satisfeito e é um privilégio receber esse incentivo”, destcou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Aarão Neto, para que os produtores recebam o trator no plantio, é necessário fazer a solicitação na própria Secretaria. “Estamos de portas abertas para receber todos aqueles que precisarem e tiverem interesse em adquirir os nossos serviços. É importante que cada agricultor convide seus vizinhos e conhecidos também, para que aumente ainda mais o número de beneficiados. Para receber o benefício, o agricultor necessita ter no máximo um hectare de terras, o que corresponde a 10 mil metros quadrados”, explicou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural está localizada na Rua Joaquim Souto Maior, nas dependências do Parque da Cidade.

Sítios contemplados

Até o momento, o poder público municipal já realizou a aração nos assentamentos Santa Helena, Nossa Senhora das Graças e na comunidade Mata do Coqueiro. Além desses lugares, o processo já foi agendado e beneficiará os agricultores dos assentamentos Perseverança e Várzea Grande, no distrito de Uruçu-Mirim, nas regiões de Lagoa Queimada, Lagoa do Costa, Maria Isabel e Angico.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui