Comunidades rurais de Gravatá são contempladas com construção de 400 cisternas

0
137

As obras integram o Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania, por meio da ASSOCENE e da ACANOR

Fotos: Bruno Santana / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural está realizando a construção de 400 cisternas na zona rural de Gravatá, no Agreste do estado. Com início em março de 2018, as obras devem ser finalizadas até o mês de novembro deste ano.

“Vamos conseguir finalizar as obras antes do prazo, graças ao apoio e parceria da Prefeitura de Gravatá, que realizou o cadastramento e a escavação dos locais onde as cisternas estão sendo instaladas”, disse Lício André, Supervisor da Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste (ASSOCENE).

Para Josefa Francisco, moradora do sítio Caroá, o reservatório de 16 mil litros, que estará a sua disposição, em breve, é a ‘construção de um sonho’. “Isso pra mim é muito mais que uma cisterna, é uma mudança de vida. Eu já estou com idade avançada e carregar água estava cada vez mais difícil, sem falar que pegávamos de um barreiro e a água não era boa pra consumo. Mas, agora, tudo está mudando. Vou ter água limpa no quintal da minha casa. Sonhei muito com esse dia e ele, finalmente, chegou. Só tenho o que agradecer ao nosso Senhor e ao prefeito Joaquim Neto, que trouxe essa benção para a gente”, afirmou.

Além da construção dos reservatórios, está sendo realizada ainda uma capacitação sobre os cuidados e a manutenção das cisternas, para que as famílias saibam como tratar a água e utilizar as cacimbas no intuito de conservá-las. “É uma grande satisfação ver esse projeto já na reta final e com tantas famílias sendo beneficiadas. Esse é um programa de sustentabilidade e que garante uma qualidade de vida, para que as famílias não sejam vítimas do êxodo rural, por causa da seca. Recebemos a missão do prefeito de melhorar a vida do povo do campo, trazendo estradas melhores, acesso à água potável, auxílio na aração, preparo da terra e ações que têm um significado muito importante para essa população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Aarão Lins Netto.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural continua articulando novas parcerias. Em breve, novas cisternas serão construídas no município.

As obras de abastecimento de água fazem parte da adesão da Prefeitura de Gravatá ao Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania, por meio da ASSOCENE, órgão que gere o programa, e da Associação de Cooperação Agrícola do Nordeste (ACANOR), empresa responsável pelas construções.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o link http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/acesso-a-agua-1/programa-cisternas

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui