GRAVATÁ: Outubro Rosa chega em Uruçu-Mirim e oferece serviços de saúde e de beleza

0
257

Atividades como aferição de pressão, teste de glicose, aplicação de vacinas e consultas odontológicas foram oferecidas às mulheres do distrito

Mais Agreste, com SECOM

As mulheres de Uruçu-Mirim participaram, na manhã desta quinta (17), de diversas ações do Outubro Rosa, campanha de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo do útero. Realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Gravatá, no Agreste do estado, a iniciativa contou com diversos serviços de saúde e de beleza.

“É muito importante trazer informações e conscientizar as mulheres sobre essa problemática. Esse já é um tema que trabalhamos durante todo o ano em Gravatá e na zona rural, mas é necessário darmos uma ênfase maior nesse mês de outubro, que é dedicado à campanha”, explicou a enfermeira e supervisora de território da Secretaria de Saúde, Isis Baima.

Atividades como aferição de pressão, teste de glicose, aplicação de vacinas, consultas odontológicas, corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e uma aula de dança foram oferecidas às presentes. Na ocasião ainda, o médico e clínico geral da unidade, Frederico Marcos, ministrou uma palestra sobre a importância da realização do autoexame e os procedimentos que devem ser tomados quando a doença é diagnosticada.

“O que fazemos aqui é a aplicação de um programa que vem do Ministério da Saúde e que objetiva evitar a propagação e o descontrole do câncer de mama. Esse tipo de câncer está entre os três mais diagnosticados e, por isso, é tão importante fazer a prevenção. Além disso, o diagnóstico não é difícil de ser feito, promovendo o tratamento precoce. Hoje, vim esclarecer as dúvidas das mulheres e incentivá-las a conhecerem o seu próprio corpo”, explicou o clínico geral.

As moradoras de Uruçu-Mirim aprovam o serviço e fizeram questão de marcar presença. Rosimery Lopes foi uma das participantes e disse o que achou das atividades. “Gostei muito e aprendi a tomar algumas pequenas atitudes que podem ser feitas em casa pra prevenir e diagnosticar o câncer. Acho muito importante a presença de todas as mulheres do distrito aqui, pois muitas não têm acesso à informação e não sabem o grau de perigo da doença”, afirmou.

A programação do Outubro Rosa segue em todo município, nas Unidades de Saúde da Família das zonas urbana e rural.

A iniciativa contou com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Gravatá.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui