GRAVATÁ: USF’s do Caic e Jucá recebem edição especial da Noite do Homem

0
150

Os atendimentos estão inseridos na campanha do Novembro Azul, intensificada durante o mês

Fotos: Bruno Santana / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

A campanha do Novembro Azul segue contemplado o público masculino de Gravatá, no Agreste do estado. Na noite desta terça (12), os homens atendidos pelas Unidades de Saúde (UBS’s) do CAIC e do Jucá receberam mais uma edição da Noite do Homem, voltada a atendimentos de saúde e de cuidados com a beleza masculina. Durante o mês, o programa é intensificado em toda a cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os participantes acompanharam uma palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis e sobre o tratamento e prevenção do câncer de próstata, tema da campanha que acontece durante todo o mês de novembro.

“Infelizmente, está na cultura do homem não cuidar da própria saúde e se negligenciar quanto a esse aspecto. A Noite do Homem surgiu no município de Gravatá justamente com o objetivo de mudar essa realidade, possibilitando que esse público tenha acesso aos serviços públicos de saúde no turno da noite, o que tem gerado excelentes resultados,” explicou a médica da UBS do CAIC, Mariana Cavalcanti.

Desde 2018, o programa Sou Azul realiza, mensalmente e em cada unidade municipal de saúde, a Noite do Homem, oferecendo plantões no horário noturno. A cada edição, o público é contemplado com atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, glicemia e aferição de pressão, por exemplo. Por outro lado, os homens recebem serviços de corte de cabelo, barbearia e manicure.

“Trabalhamos durante o dia e fica difícil faltar pra podermos buscar atendimento médico, realizar exame e cuidar da saúde. Com esses plantões, a gente pode vir depois do serviço e, como só tem homens, é até melhor, porque o atendimento é específico. O prefeito Joaquim Neto está de parabéns por ter criado esse programa, que cuida da gente o ano todo”, destacou o morador do bairro do Jucá, José Luiz.

O aposentado Luiz Fabiano de Lira, 78 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata há dois anos. O idoso revela que a descoberta precoce da doença tem feito toda a diferença no tratamento. “Fica muito mais fácil de curar e a esperança é maior. Ainda estou recebendo acompanhamento, mas o pior já passou. Contei com todo o apoio da minha agente de saúde, do posto aqui do CAIC e da Secretaria de Saúde, que me leva pra fazer tratamento em Recife também. Ter essa rede que me acolheu e me deu forças em um momento tão difícil é muito importante pra mim. Só tenho o que agradecer e dizer pra todos os homens que cuidem da própria saúde, porque, às vezes, achamos que não é nada, mas é bom saber o que se passa em nosso corpo”, alertou.

A coordenadora da Atenção Básica, Cláudia Lins, explica sobre o diferencial dos atendimentos do programa. “Um dos destaques desses atendimentos de novembro é a triagem para o PSA, que é o exame que verifica a função prostática. No Dia D da campanha, que será realizado na data de 22 de novembro, realizaremos um mutirão em que os pacientes poderão realizar esse exame de forma detalhada, para saber como está a saúde íntima”, encerrou.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui