NOVEMBRO AZUL: Público masculino de Gravatá recebe serviços de saúde e beleza no Posto I

0
72

Consultas médicas, triagem para atendimentos especializados, exames urológicos e aferição de pressão foram alguns dos serviços oferecidos

Fotos: Bruno Santana / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

O público masculino de Gravatá, no Agreste do estado, vem sendo oportunizado de colocar a saúde em dia durante o mês de novembro. A chamada Noite do Homem ofereceu, na noite desta terça (26), serviços de saúde e beleza no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa (Posto I) aos moradores do Centro, Prado e de áreas descobertas de Gravatá.

Na ocasião, os homens puderam realizar consultas médicas, triagem para atendimentos especializados, exames urológicos, aferição de pressão, testes de glicose, HIV, Hepatite e Sífilis, atualização do cartão de vacinas, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, além de assistirem palestras educativas sobre segurança do trabalho e saúde bucal.

“Vim no ano passado e gostei bastante. Aqui a gente recebe um atendimento diferenciado. Esse ano, fiz questão de vir e trouxe o meu pai também. É importante cuidar da saúde e ter essa oportunidade. Com esse horário ficou muito melhor, nem é necessário faltar um dia de serviço para fazer um checkup, é bom demais. O prefeito está de parabéns, a gente se sente acolhido e vê que é lembrado”, afirmou Edvando Alves, 50 anos, que veio ao lado do pai, Severino Alves, 75.

O prefeito destaca que as atividades acontecem no período noturno para beneficiar todo o público masculino, já que muitos homens trabalham durante o dia. “Foi um projeto que deu muito certo e chegar em um posto e ver uma grande quantidade de homens cuidando da saúde e dando depoimentos positivos, faz a gente ter a certeza de que está no caminho certo”, disse.

O secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo, explica a importância em promover debates sobre o combate ao câncer de próstata, o segundo tipo da doença que mais mata no Brasil. “É preciso acabar com essa ideia de que só se procura atendimento médico quando se está doente. Exames de rotina, cuidados diários com a saúde, tudo isso interfere e muito na qualidade de vida. A prevenção é o método mais eficaz de se viver muito e de se viver bem. Quando há um diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de próstata, por exemplo, chegam a uma média de 90%”, explicou.

A programação do programa Sou Azul segue até o final do mês, com mutirões de serviços nas Unidades de Saúde das zonas urbana e rural.

“Durante o encerramento, nesta sexta-feira (29), será realizada uma grande festa na Praça Rodolfo de Morais, com serviços de saúde, beleza, sorteio de prêmios e muito mais. O evento tem início às 18h. Participe!”, convidou Luiz Ribamar.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui